Fique por dentro das novidades
Como montar o home office ideal
Escritórios, indústrias, oficinas e ateliês: todo mundo tem um espaço de trabalho, mas cada função exige um ambiente diferente. Mas, e quando precisamos construir esse espaço em casa? Como montar o home office ideal?
Trabalhar é um dos principais objetivos da nossa vida. Passamos mais de um terço do tempo estudando ou ganhando experiência para desenvolver uma profissão que nos permita construir bens, viajar, viver e nos sustentar. Na verdade, passamos ainda mais tempo estudando, pois, mesmo após conseguir uma função, é necessário evoluir constantemente.
Para cada profissão, existe um cenário diferente: algumas pessoas precisam se deslocar longas distâncias, outras trabalham viajando, em escritórios ou em campo. No último ano, devido à pandemia de coronavírus, muitos precisaram trabalhar em casa, criando seus próprios homes offices. Essa era uma realidade que antes para muitos não funcionava, mas que agora precisou dar certo.
Além das empresas que adotaram o trabalho remoto, muitas pessoas decidiram montar seus espaços de trabalho em casa, seja por hobby ou para uma renda extra. Mas qual a melhor forma de construir esse espaço? Confira algumas dicas para deixar seu ambiente organizado, funcional e com bom custo-benefício.
Escolha o lugar ideal
Primeiramente, escolha um cantinho onde não haja interrupções, com boa iluminação, bem arejado e espaço suficiente para suas atividades. O mais importante é que você fique confortável — o ponto ideal é não relaxar tanto a ponto de perder o foco.
Para quem mora sozinho, isso pode ser mais fácil de conseguir. Já para quem divide a casa, é fundamental explicar às outras pessoas sobre a importância do seu espaço de trabalho.
Verifique sua postura
Esse é um dos fatores que mais influenciam na produtividade. Para quem trabalha sentado na frente do computador, é essencial ter uma cadeira com regulagem e apoio ergonômico, além de posicionar o monitor na altura adequada.
Para quem usa ferramentas e realiza trabalhos manuais, temos uma matéria especial sobre móveis essenciais para espaços como ateliês, oficinas e estúdios.
Organize suas ferramentas
Todos precisamos de ferramentas, sejam manuais, softwares, canetas ou máquinas de impressão. Busque ter à disposição tudo o que facilita seu trabalho, priorizando opções gratuitas ou mais econômicas quando possível.
Gerencie seu tempo
Para obter maior rendimento, organize sua rotina com horários definidos para as tarefas, pausas para o almoço e intervalos curtos — como se estivesse em uma empresa. Assim, você evita procrastinação e mantém o foco.
Utilize gerenciadores online, como a Agenda do Google ou o Trello, que ajudam a planejar e acompanhar suas tarefas de forma prática.
Organização é a chave
Tudo isso se resume a organização: do espaço, dos móveis, das ferramentas e do tempo. Organização é a palavra-chave para aumentar sua produtividade e alcançar o sucesso.
Conte para nós depois como conseguiu organizar seu espaço de trabalho! Esperamos que tenha gostado das dicas. Compartilhe com seus amigos e família. Para mais conteúdos como este, continue nos acompanhando.
Presto — nada fora do lugar!