Fique por dentro das novidades
Aperfeiçoe sua equipe de mecânicos com estas dicas
Uma equipe de qualidade faz a diferença em qualquer estabelecimento. E, em uma oficina mecânica, como treinar uma equipe para garantir um atendimento de qualidade para seu cliente?
Separamos 07 dicas para o aperfeiçoamento da sua equipe e vamos compartilhar. Se liga aqui!
Empatia com o cliente
Quando você é bem tratado em algum lugar, a tendência é voltar mais vezes (e até indicar para amigos). Com oficinas mecânicas também acontece com muita frequência.
Até porque você já deve ter ouvido a expressão “mecânico de confiança“, não é? Então um bom atendimento e empatia são fundamentais para fidelizar um cliente.
Para isso, sua equipe deve ser orientada a demonstrar interesse pelo problema que o cliente está enfrentando. E ter paciência nessas horas vai tranquilizá-lo.
É essencial a dedicação para que o mecânico possa identificar outros problemas. Ao ser prestativo, demonstra profissionalismo.
Desenvolva habilidades técnicas por meio de treinamentos
Um bom profissional consegue identificar quando outros problemas podem afetar o veículo futuramente, não apenas resolvendo algo que levou o cliente até sua oficina naquele momento.
Atitudes assim não vêm somente com a experiência do profissional (que claro, ajuda muito), mas também com o treinamento e atualização do mercado. Por isso, invista nos profissionais sempre!
Defina processos
Nem sempre os casos que chegarem à sua oficina serão iguais. Até porque são inúmeros os problemas que podem afetar um veículo. Mas sempre é possível definir processos em cada um deles.
Defina os processos internos e leve ao conhecimento de todos. Isso evita retrabalhos e aumenta a produtividade da equipe. Ah, e sem esquecer que contribui para a qualidade do serviço e garante a satisfação do cliente.
Manter o ambiente organizado
Quando falamos em processos, devemos nos lembrar que, quando algo precisa ser feito em determinado lugar, os equipamentos e ferramentas que o mecânico vai precisar precisam estar à mão, correto?
E se não estiverem? Pra onde correr? E se não der pra buscar na hora?
Contratempos podem dificultar a entrega na hora combinada, frustrando o cliente. Então, o ideal é manter tudo organizado.
E sabe por onde começar? Confira este conteúdo em que falamos sobre as dicas de organização em oficinas.
A equipe precisa ter boa comunicação
Incentive sempre a comunicação entre todos os setores, sejam mecânicos, administrativo, portaria ou qualquer outro. Isso facilita a entrega das demandas e aumenta a eficiência.
E esta orientação segue para o atendimento ao cliente. A comunicação precisa ser clara e objetiva, pegando um gancho sobre o que já tratamos: paciência. Explique com calma, principalmente com quem não tem tanto conhecimento sobre mecânica.
Incentive o surgimento de novas lideranças
Dentro de uma oficina é interessante ter profissionais que conheçam os processos e sejam hábeis em diagnosticar problemas, sem uma segunda opinião.
Estrategicamente, um bom líder contribui para uma equipe de alto desempenho. Instigue isso em seus colaboradores!
Uso de equipamentos de segurança e proteção
Proteção em primeiro lugar. Uma boa equipe é formada por pessoas que estão seguras e que contribuem para a proteção dos colegas de trabalho.
Para um espaço de trabalho seguro, pode-se contar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são:
– Luvas de proteção
– Máscaras e óculos
– Protetor auricular
– Calçados de segurança
– Uniforme adequado
Para a segurança completa em uma oficina, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) também são fundamentais:
– Extintores de incêndio
– Kit de Primeiros-socorros
– Sinalizadores
– Chuveiro de segurança
Como vimos, uma equipe de trabalho pode se aperfeiçoar com práticas simples e diárias, que farão total diferença no atendimento final ao cliente.
E aí, o que você achou destas dicas? Pratica alguma delas com sua equipe? Nos conte sua experiência.